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Reglas del Juego Canasta Americana

 
Canasta Americana Online

Cuatro personas participan del juego, formando dos parejas, que tienen que sentarse en posiciones alternativas.

  • Jugadores - 4
  • Mazos - dos de 52 cartas y cuatro comodines
  • Distribución - trece cartas a cada participante más dos pilas extra llamadas Alas, una con cuatro y una con tres cartas
  • Objetivo - hacer más puntos

Definiciones

  • Juego común - un conjunto de, al menos, tres cartas, colocadas boca arriba en la mesa, cuyo número es 4, 5, 6, 8, 9, 10, jack, reina, rey o as. Todos deben ser del mismo número o comodines. Un juego debe contener al menos siete cartas, al menos dos cartas que no sean comodines y como máximo dos comodines. No es posible tener dos juegos diferentes del mismo número; Si esto sucede, los dos juegos se deben unir en uno.
  • Juego Especial - un conjunto que contiene entre tres y siete cartas colocadas boca arriba sobre la mesa, cuyo número es 7 o as. Un juego especial no puede contener comodines; Si se hace un juego de as para salir del hoyo, este podrá contener comodines, pero será considerado un juego común para todos los efectos. No es posible tener dos juegos especiales diferentes del mismo número; Si esto sucede, los dos juegos se deben unir en uno.
  • Juego de Comodines - un juego que contiene entre tres y siete comodines en cualquier combinación. Las canastas hechas enteramente con cartas del número dos o que contienen los cuatro comodines valen más puntos.
  • Juego de Tres - un jugador puede bajar cualquiera de los tres que tiene sobre la mesa, antes o después de realizar su compra. Después de eso, el jugador debe tomar una carta de la pila para reemplazar cada tres bajado. Este juego no cuenta para salir del hoyo.
    Comodines - las cartas de número dos y los comodines se pueden agregar a un juego de cualquier número, sujeto a las otras reglas
    Cierre - cuando se termina las cartas de la mano. La última carta debe ser obligatoriamente descartada.
  • Canasta - Juego de siete cartas o más. Puede ser "Limpia" (sin comodín) o "Sucia" (con comodín).
  • Hoyo - siempre que una pareja no haya bajado ningún juego (ignorando los juegos de tres), se dice que la pareja está en el hoyo Para salir del hoyo, es necesario que uno de los jugadores baje, en un solo turno, las cartas que alcanzan un valor mínimo de puntos.
  • permitido usar la carta de la parte superior del pozo para salir del hoyo. El jugador que abandona el hoyo recibe una de las alas.

El Juego

O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição) ou da lixeira, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa na lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. Só é permitido descartar cartas de número três para bater, e curingas só podem ser descartados para bater ou caso todas as cartas na mão do jogador sejam curingas ou três. Caso a lixeira esteja vazia, só será permitido descartar cartas de número ás e sete caso estas sejam as únicas cartas que não sejam nem curinga e nem de número três na mão do jogador. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Existe a opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. Para bater, precisa-se de pelo menos duas canastras. Não é permitido bater sem descartar, a não ser que o jogador baixe uma Mão Especial. Se não houver batida, o jogo termina quando um jogador precisar comprar uma carta do monte enquanto não houverem cartas neste.

Comprando a Lixeira

Ao invés de comprar uma carta do monte, o jogador pode comprar todas as cartas da lixeira caso a carta do topo da lixeira não seja um curinga ou um três. Para fazê-lo, o jogador deve fazer um jogo que contenha a carta do topo e, no mínimo, duas cartas do mesmo número que estejam na mão do jogador. Se o jogador já tiver um jogo do número da carta do topo, ele só poderá comprar a lixeira caso este jogo tenha menos de cinco cartas, pois não é permitido fazer jogos com mais de sete cartas.

Saindo do Buraco

O número de pontos necessário para sair do buraco depende da pontuação geral da dupla:

Pontuação GeralPontuação mínima para sair do buraco
Abaixo de 3000 pontos125 pontos
De 3000 à 4995 pontos155 pontos
5000 ou mais pontos180 pontos

Para contar o número de pontos são utilizados os valores das cartas baixadas.
Após sair do buraco, o jogador pega uma das asas e a coloca em sua frente. Em sua próxima rodada, essa asa será adicionada à sua mão. O primeiro a sair do buraco recebe a asa de quatro cartas.

Mão Especial

Se um jogador tiver, em sua mão, uma combinação de 14 cartas conforme as descritas abaixo, ele pode baixar todas as cartas de sua mão e automaticamente terminar a partida. Cada combinação confere uma pontuação diferente.
Straight: Uma carta de cada número (A-2-3-4-5-6-7-8-9-10-J-Q-K-Coringão);
Pares: Sete pares de cartas de diferentes números. Não podem conter três nem coringões (ex. 4-4-5-5-7-7-8-8-9-9-10-10-Q-Q), e caso contenham cartas de número dois, deve obrigatoriamente conter também cartas de número sete e ás (ex. 2-2-6-6-7-7-9-9-J-J-K-K-A-A);
Lixo: Dois conjuntos de quatro cartas de mesmo número e dois conjuntos de três cartas de mesmo número, como 4-4-4-6-6-6-6-J-J-J-J-A-A-A

Pontuação

Quando o jogo acaba, cada dupla calcula sua pontuação. A pontuação da dupla é obtida somando os bônus e penalidades que tenham ganho durante a partida, e diminuindo os valores das cartas nas mãos dos parceiros. Caso a dupla tenha ao menos uma canasta, os valores de todas as cartas baixadas em jogos são somadas e adicionadas à sua pontuação. Caso contrário, esse valor será subtraído.

Os valores de cada carta são:

  • Coringões: 50 pontos cada
  • A, 2: 20 pontos cada
  • K, Q, J, 10, 9, 8: 10 pontos cada
  • 7, 6, 5, 4: 5 pontos cada

Os possíveis bônus e penalidades que uma dupla pode obter são:

  • Batida: +100 pontos
  • Canasta Limpa: +500 pontos cada
  • Canasta Suja: +300 pontos cada
  • Canasta Especial (limpa, de ás ou sete) +2500 pontos cada

Canastas de Curingas:
Canasta de Dois (sem nenhum coringão): +3000 pontos
Canasta de Coringão (contendo todos os 4 coringões): +2500 pontos
Canasta de Curingas (outra combinação): +2000 pontos

Canastas Incompletas:
Jogo de ás limpo com menos de sete cartas: -2500 pontos
Jogo de sete com menos de sete cartas: -2500 pontos
Jogo de curingas com menos de sete cartas: -2000 pontos
Três ou mais cartas ás na mão de um jogador: -1500 pontos
Três ou mais cartas sete na mão de um jogador: -1500 pontos

Três:
Um três vermelho: 100 pontos
Um três preto: 100 pontos
Dois três vermelhos: 300 pontos
Dois três pretos: 300 pontos
Três três vermelhos: 500 pontos
Três três pretos: 500 pontos
Quatro três vermelhos: 1000 pontos
Quatro três pretos: 1000 pontos

A pontuação dos três será:

  • Negativa, se a dupla não tiver nenhuma canasta;
  • Ignorada, se a dupla tiver apenas uma canasta;
  • Positiva, se a dupla tiver duas ou mais canastas.

Mão Especial

Se um jogador baixar uma mão especial, as regras de pontuação acima são ignoradas e a pontuação da dupla, de acordo com o tipo de mão baixada, será:

  • Straight: 3000 pontos
  • Pares sem curingas: 2500 pontos
  • Pares com dois, sete e ás: 2000 pontos
  • Lixo: 2000 pontos

Fim do Jogo

O jogo acaba quando ao menos uma dupla tiver mais de 8500 pontos, somadas as pontuações de todas as partidas. A dupla com maior pontuação vence.

 

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