×

Agregar consejo para este juego Xadrez

Consejos de los jugadores

Ataque duplo, espeto, intermediário, interferência, sacrifício e atração. Deve estudar essas táticas mais do que outras, pois são mais comuns, e você sempre ganhará uma peça ou dará xeque-mate. Não é possível ficar bom em tudo, se você tiver um treinamento inclinado para alguma coisa se dará bem; Magnus estudou finais melhor do que outros, veja-o.

Autor: francisalves

Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.

Autor: francisalves

Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.

Autor: francisalves

Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.

Autor: francisalves

A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.

Autor: francisalves

Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.

Autor: francisalves

A cravada só é válida se você conseguir intensificar o ATK, ex. com um cavalo, mas isso é relativo. As cravadas são ótimas para ganhar material, manter peças presas (a que está cravada e a que defende essa peça cravada) ou ganhar o par de bispos. Explore-as.

Autor: francisalves

Bateria. Bateria é a dama e outra peça apontando para o mesmo ponto, auxiliando a peça da frente. Existem bateria de diagonal (dama e bispo) e bateria de coluna (dama e torre). Essas baterias muitas vezes servem para ameaçar xeque-mate e outras vezes apenas para aumentar o domínio de coluna ou diagonal, permitir infiltrações e cravar peças e peões.

Autor: francisalves

Sempre saia das cravadas. Para sair basta colocar um peça entre as suas duas ou tirar a peça de trás. Existem dois tipos de cravadas, cravada relativa e cravada absoluta, quando o rei está atrás, é absoluta, a peça não pode se mover, então ela pode ser perdida ou as peças adversárias podem invadir casas sem se preocupar de serem capturadas por ela.

Autor: francisalves

Muitas vezes, tentar pegar o par de bispos com lance de cavalo não dá, pois o bispo só é capturado quando ele quer ser ou quando não tem opção. Entenda: atacar o bispo via h4 ou h5 com o cavalo às vezes deixa o bispo livre da captura e o cavalo fora de jogo. Muitas vezes o par de bispos é ganho através da tática e com um pouco de planejamento.

Autor: francisalves

Dobre suas torres na coluna aberta. As torres gostam de colunas abertas, os bispos de diagonais abertas e os cavalos de postos avançados (casas fracas).

Autor: francisalves

Se você jogou damas sabe da importância de manter a sua estrutura de peões firme, de defender aquele peãozinho que atrapalha a vida do oponente. O xadrez é a mesma coisa, tem que manter aquele peão firme onde ele está quando o adversário atacá-lo e avançá-lo quando for possível ou vantajoso.

Autor: francisalves

Tem que ganhar espaço para poder manobrar suas peças e restringir as do adversário. Para ganhar espaço, avance seus peões centrais, mas lembre-se: quanto mais avançam, mais difícil é defendê-los e mantê-los, pois estão andando sozinhos, sem a proteção do resto do exército, mas avançá-los é bom para ganhar espaço e restringir as peças inimigas.

Autor: francisalves

Vantagem. Há vantagens de curto e longo prazo. Iniciativa é uma vantagem de curto prazo, melhor estrutura de peões é vantagem de longo prazo, par de bispos é longo prazo, posto avançado longo, melhor atividade médio, coluna semiaberta longo, etc. Melhor do que ter uma vantagem é a conversão dela em vitória, então estude-as, são várias.

Autor: francisalves

Trocas. Você só deve trocar peças se for propício. Você deve trocar se: tiver uma peça a mais, estiver sofrendo um ATK, ganhar o par de bispos, eliminar o par de bispos adversário, eliminar a peça ativa do oponente, eliminar o defensor de uma casa, estiver numa posição restringida, liberar uma casa, qualquer motivo tático, etc.

Autor: francisalves

Jogadores mais fortes adoram quando iniciantes saem das preparações de abertura. Você não pode fazer isso, estude as aberturas e jogue as melhores linhas. Toda a teoria de aberturas foi estudada e só são feitos os melhores lances, se você sair da teoria você provavelmente estará jogando os piores lances e será punido. Eu recomendo as de peão-rei.

Autor: francisalves

Ataque. Para atacar existem alguns princípios: abrir linhas e criar alinhamentos, trazer peças (manobras), eliminar os defensores, evitar troca de peças, ganhar espaço, controlar e fixar o seu centro de peões, etc. As torres são as piores inimigas do rei no centro, mas para um rei rocado são os peões. Se você rocar grande pode ATKR o roque pequeno.

Autor: francisalves

É intermediário no jogo? Deve estudar os sacrifícios posicionais de qualidade. Envolvem a troca de uma torre por um bispo ou cavalo. Esses sacrifícios envolvem compensação, como peões débeis que podem ser atacados, par de bispos, ataque ao rei, cravada absoluta, etc. Essa é a melhor aula, infelizmente só em espanhol: https://youtu.be/7Uxqq7QcXp0

Autor: francisalves

Indícios de que um rei tomará xeque-mate: muitas peças envolta do rei ou muito próximas dele, um rei sem movimentação possível ou cortado, um rei sem cobertura (peões), poucos ou nenhum defensor.

Autor: francisalves

Quando suas peças abandonarem a primeira fila você precisa criar uma fortaleza para o rei. Avançar o peão de "b" ou o de "g" é uma delas, normalmente jogamos isso quando tem fianchetto, mas não é necessário ser somente. Outra fortaleza é jogar h5 e g6 e o rei vai ficar lá em h6 se preciso, nessa fortaleza é preciso o melhor defensor, que é o bispo.

Autor: francisalves

jugadores online

¡REGÍSTRATE AHORA!

Aprovecha, ¡es gratis!
Al crear tu perfil concuerdas con la política de uso de MagnoJuegos.
GRATIS GRATIS
SIN REGISTRO SIN REGISTRO
TORNEOS TORNEOS

Juegos de Tablero

+20 juegos en tu navegador, sin instalar!

PRÓXIMOS TORNEOS
Ajedrez

ÚLTIMOS GANADORES - 30-jun-2025

daninho21
daninho21
itiomtmad894
itiomtmad894
teteu12345
teteu12345